Torneira pingando: Saiba como consertar!
Uma torneira pingando pode significar um grande inconveniente para os moradores da casa, afinal, ninguém merece ficar escutando aquele pinga pinga durante a noite toda, não é mesmo?
Mas além desse importuno sonoro, o vazamento da torneira também pode causar um grande desperdício de água e do seu dinheiro. Visto que, uma torneira pingando pode desperdiçar, aproximadamente, 50 litros por dia — o que corresponde a 1.400 litros por mês.
Quais são as possíveis causas de vazamento?
Antes de tudo, é preciso ressaltar que, atualmente, existem dois tipos distintos de torneiras: as comuns e as de ¼ de volta.
Se a sua torneira for do tipo comum, o problema, geralmente, está na borrachinha, também conhecida como vedante, que fica dentro da torneira. Para consertar, é só trocar essa borrachinha por uma nova.
Já as torneiras de ¼ não possuem essa borrachinha, portanto, para resolver a situação, nesse caso, é necessário trocar uma peça chamada reparo.
Como consertar vazamentos em torneiras comuns?
Antes de tudo, para realizar reparos em qualquer tipo de torneira, é necessário fechar o registro de água. Esse cuidado serve para evitar dores de cabeça com vazamentos maiores.
No caso de torneiras comuns, há duas formas de consertá-las: trocando todo o reparo ou apenas o vedante na maioria dos casos, trocar apenas a borrachinha já é suficiente.
Para ter acesso ao vedante, é necessário retirar o registro da torneira. Para essa tarefa, você precisará de uma chave de fenda para remover o parafuso.
Alguns modelos de torneiras possuem o registro rosqueado e, nesse caso, basta girá-lo até o final para que a peça se solte.
Caso o registro esteja emperrado, você pode contar com a ajuda de um alicate. Porém, é preciso ter muito cuidado para não arranhá-lo, por isso, é indicado cobrir a peça com um pano.
Algumas torneiras possuem uma tampa protetora, se esse for o seu caso, retire a tampa para ter acesso ao reparo. Feito isso, identifique a situação do vedante e confira se ele está realmente danificado ou se apenas saiu do local.
Em casos de danos, será necessária a substituição da peça. Mas, se isso não resolver o problema, a solução é trocar o reparo inteiro.
Como consertar vazamentos em torneiras de ¼?
Como já foi dito anteriormente, as torneiras de ¼ não possuem vedantes, portanto, é necessário realizar a troca do reparo.
Para isso, siga as instruções do tópico anterior e desmonte a torneira até encontrar o reparo.
Feito isso, leve o reparo até uma loja de materiais de construção e peça a ajuda de um vendedor para adquirir uma peça idêntica para realizar a troca.
Existe ainda a possibilidade de que o reparo esteja apenas sujo, o que pode prejudicar a vedação da torneira. Por isso, verifique se há algum indício de poeira ou limo e, se houver, realize a limpeza.
Agora que você já sabe como consertar vazamentos em torneiras, venha até uma de nossas lojas e encontre as melhores soluções para você!
Comments