top of page
Foto do escritorMadeireira Presidente

Saiba como fazer manutenção na sua piscina

Ter uma piscina em casa é a garantia de bons momentos de lazer e diversão, afinal, não há nada melhor do que desfrutar de um bom banho naqueles dias em que as temperaturas estão mais altas, não é mesmo?

Mas, para que a água esteja sempre adequada para o uso, é necessário realizar manutenções periodicamente, a fim de mantê-la sempre limpa e segura para os usuários.


- Conheça o volume da sua piscina

Antes de começar a manutenção, é preciso saber o volume de água da sua piscina; isso é muito importante para descobrir a quantidade exata de cada produto que você deve utilizar.


- Limpe o entorno da piscina

Antes de pensar em toda a parte química, a primeira coisa que você deve fazer é remover, com o auxílio de uma peneira, todo tipo de sujeira que estiver no entorno da sua piscina como folhas, flores, galhos, insetos, fios de cabelo e demais impurezas.


- Ajuste a alcalinidade e o pH

Para iniciar o tratamento químico, é necessário medir e ajustar a alcalinidade e o pH da água. Para isso, é necessário ter em mãos os medidores específicos para cada função.

A alcalinidade consiste na capacidade que a água tem de neutralizar os ácidos fracos, mantendo, dessa forma, o pH estável. A taxa recomendável deve se manter entre 80 e 120 ppm (partes por milhão).

Para medi-la, você deve utilizar Kit Teste de Alcalinidade; se o resultado obtido não corresponder aos níveis ideais, é necessário ajustá-la.

Com a alcalinidade estabilizada, é hora de verificar o pH — que deve permanecer entre 7,2 e 7,6. Para verificar o nível, utilize um Kit Teste de pH e Cloro. Se o resultado obtido for menor que 7,2, é necessário aumentar o nível, mas, se for maior que 7,6, você deve reduzi-lo.

Somente utilize os kits e reguladores recomendados e repita esse procedimento semanalmente.



- Aplique o cloro e o algicida

A função do cloro é desinfetar a água, deixando-a livre dos micro-organismos causadores de doenças e impedindo que o mosquito Aedes Aegypti — o famoso mosquito da dengue — deposite seus ovos na água. Portanto, essa é uma etapa muito importante para a sanitização da piscina.

Já o algicida possui uma fórmula que age especificamente para combater os focos de algas na água, impedindo a sua proliferação.


- Filtre a piscina

Depois de finalizar os tratamentos químicos, é hora de realizar a filtragem da piscina. É importante que essa etapa seja executada de acordo com as recomendações do fabricante do filtro.


Agora que você já sabe como garantir uma piscina agradável e segura para todos, é só curtir o melhor do verão!


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page