Passo a passo para aplicar papel de parede
Se você está pensando em renovar o visual da sua casa de maneira simples, rápida e econômica, recorrer ao papel de parede pode ser uma ótima opção.
Isso porque, além de oferecer facilidade e rapidez na sua aplicação, essa técnica também não necessita de obras para ser executada, não causa sujeiras e não deixa odores pela casa, já que o papel é aplicado com uma cola a base de água.
- Tipos de papéis de parede
Tradicional
O papel de parede tradicional tem a celulose como principal componente, ou seja, ele é, de fato, feito de papel e por isso recebe esse nome.
São mais ecológicos e permitem que as paredes respirem. No entanto, também são mais frágeis e, por isso, necessitam de alguns cuidados em sua aplicação.
Evite utilizá-los em banheiros, lavanderias e outros ambientes que possam sofrer com a umidade.
Vinílico
Os papéis de parede vinílicos são ideais para ambientes que sofrem o excesso de umidade e grande incidência do sol. Isso porque, eles recebem uma camada de plástico em sua superfície, que garantem maior resistência e durabilidade.
Texturizado
Se você pretende ousar no visual, o papéis de parede texturizado, ou em relevo, é a opção perfeita. Suas texturas podem variar desde impressões inspiradas em tecidos delicados e suaves até figuras geométricas mais dramáticas e marcadas.
Sofisticado e elegante, esse tipo de papel é muito indicado para esconder pequenas imperfeições da parede, como ranhuras ou arranhões.
- Materiais necessários para a aplicação
Alguns materiais são necessários na hora de aplicar o produto, pois eles garantem maior fixação e melhor resultado do serviço.
Confira a nossa lista abaixo:
Cola em pó — caso você tenha optado por um papel que não é autocolante;
Recipiente para diluir a cola;
Escada — para aplicação em locais altos;
Trena;
Rolo ou pincel de pintura;
Tesoura e estilete;
Espátula flexível;
Pano macio e esponja.
- Como aplicar o papel de parede?
1. Limpe e prepare a parede
A primeira coisa que você deve fazer, é se certificar de que a parede não possui nenhum furo, rachadura, desníveis ou manchas de mofo. Caso você perceba a presença de alguma dessas características, é necessário corrigi-las para, só então, começar a aplicação.
Feito isso, o próximo passo é fazer a limpeza do local em que o papel será aplicado.
Qualquer sujeira ou excesso de poeira que permanecer poderão contribuir para que o papel descole mais rápido.
2. Meça a parede
Com uma trena, meça a área em que o papel será aplicado e anote tanto a altura, quanto a largura das paredes. Esse cuidado é importante para garantir que a quantidade de papel será suficiente.
3. Corte o papel de parede
Com uma tesoura, corte a altura necessária de acordo com a metragem da parede.
Se o papel de parede não possuir estampas, deixe uma sobra de 5 cm na parte superior e 5 cm na inferior, ou seja, 10 cm a mais da altura calculada.
No caso de papéis de parede estampados, o ideal é fazer com que as estampas se encaixem. Por isso, a dica é calcular 10% a mais do valor da altura.
4. Passe cola no papel de parede
Misture a cola em pó com a água em um recipiente, de acordo com as recomendações do fabricante e, em seguida, com o auxílio de um pincel ou rolo de pintura, espalhe a cola por todo o papel, do centro para as bordas.
Dobre o papel juntando as pontas, deixando cola com cola, e aguarde cerca de 2 minutos. Feito isso, repita esse procedimento mais uma vez e, então, aplique o papel imediatamente na parede.
Se você optou por um papel de parede autocolante, pode pular essa etapa.
5. Aplique o papel na parede
Para facilitar esse processo, é recomendável iniciar a aplicação pelo teto, ou seja, de cima para baixo.
Ajuste o papel na parede, respeitando as sobras de 5 cm em cada canto e, como auxílio de um pano seco ou da mão, vá alisando o papel para eliminar possíveis bolhas de ar até chegar na parte inferior.
Se restarem algumas bolhas menores, não se preocupe! São apenas excessos de cola, que irão secar naturalmente em 2 ou 3 dias.
6. Corte as sobras
Para cortar as sobras, encoste a espátula em cima do local de corte e passe o estilete delicadamente e sem pressa, garantindo, assim, um corte mais preciso e uniforme.
Tomadas e interruptores
Se você não fez o recorte das tomadas e interruptores antes de passar a cola, será necessário fazer isso no momento da aplicação.
Por isso, enquanto estiver colando o papel, recorte a área necessária com o auxílio de um estilete e ajeite o papel em volta.
Limpe as emendas
Para finalizar a aplicação, passe uma esponja umedecida sobre as emendas dos papéis, fazendo movimentos suaves a fim de remover qualquer resquício de cola que possa ter permanecido.
Comments